Prefeitura Municipal de

Mutunópolis

(62) 3382-6223

  • Início
  • Acesso à Informação
  • Transparência
  • Notícias
  • Contato
  • APICULTORES DE MUTUNÓPOLIS FUNDAM ASSOCIAÇÃO

    30/01/2018 às 8:55 - Agricultura

    Foi fundada hoje a APIMUM-Mel Mutum -Associação dos Apicultores de Mutunópolis que proporcionará o reordenamento e o incentivo da atividade melífera no munícípio, que dará ocupação à mão de obra qualificada disponível no município após a formatura da primeira turma de Apicultores pelo Prontanec-ITEGO no final do ano passado


    A associação tem por objetivo reunir produtores da agricultura familiar, produzir e divulgar informações, com base científica, que visem à conservação da biodiversidade brasileira e a convivência harmônica e sustentável da agricultura e pecuária com as abelhas e outros polinizadores e o aproveitamento das floradas típicas do cerrado brasileiro que produz o chamado mel multifloral de ótima qualidade e grande aceitação no mercado goiano e brasileiro


    "A associação terá o papel fundamental de consolidar dados e estudos sobre polinizadores, com base técnica e científica, que contribuam para aprofundar o conhecimento sobre a importância das abelhas para a produção de alimentos e a conservação ambiental", afirma Shisuene Guimarães, Vice Presidente da APIMUM. "Nosso trabalho será voltado para a disseminação de conhecimento sobre a função dos polinizadores na biodiversidade e sobre a convivência harmônica e sustentável desses insetos com as diferentes culturas agrícolas e atividades pecuárias".


    O objetivo da Associação, além da conscientização ambiental, produção de mel, cera e outros subprodutos proporcionará um grande diferencial à agricultura familiar, como qualificação, aumento de renda e melhoria na qualidade de vida.


    Na reunião de hoje, ficou definido que a Associação será a principal responsável pela formulação das políticas públicas para a apicultura no município. “A maioria dos cidadãos ainda acredita, devido à tradição política brasileira, que a construção das políticas públicas cabe somente ao governo, no caso dos municípios às prefeituras. Essa noção está errada! Hoje, a construção das políticas públicas é entendida como uma co-produção entre a prefeitura e a sociedade, ou seja, como a construção do interesse coletivo”, afirmou José Renato, Presidente da Associação. “O correto é que as demandas da sociedade preferencialmente sejam apresentadas aos dirigentes públicos por meio da sociedade civil organizada (SCO), tais como sindicatos, associação de moradores, associações de classe em geral.”

    A diretoria eleita e empossada imeditamente para o biênio 2018/2019 tem a seguinte formação:

    Presidente: José Renato de Freitas Almeida

    Vice Presidente: Shisuene Guimarães

    Secretário Geral: Aleandro Jarbas

    Tesoureiro: José Antônio Pimentel

    Mobilizadora: Cida do Sindicato


    Conselho Fiscal:

    Ricardino de Souza Neto

    Ricardo Vieira Da silva Oliveira

    Arenaldo Aires dos santos


    “Para que uma associação se mantenha, se torne forte e tenha legitimidade na hora de buscar os direitos de seus associados, é indispensável a participação maciça de todos. Com a APIMUM – Mel Mutum não é diferente. A associação terá como principal função defender os interesses e os direitos de seus associados, e, para tanto, necessita da mobilização de todos os produtores do município, seja pequeno, médio, e principalmente dos agricultores familiares dos diversos assentamentos e agrovilas do município. A participação em todos os eventos realizados pela APIMUM é de suma importância, mas não é suficiente. A adesão também é fundamental para fortalecer a associação e torná-la cada vez mais representativa, uma vez que valida a condição de militância reconhecida pela sociedade, com poder para buscar soluções e alternativas que visem a melhoraria na qualidade de vida, aumento de renda e a busca da produtividade praticando uma apicultura sustentável e com responsabilidade com o meio ambiente. Produtor, se informe, associe. Procure a diretoria!” finalizou Aleandro Jarbas, secretário geral da entidade.

    PREFEITURA DE MUTUNÓPOLIS | GESTÃO PARA O POVO